Quando o assunto é consumo de bebidas alcoólicas, o brasileiro tem optado por beber mais cerveja dentro de casa em 2023. Apesar do cenário de consumo de alimentos e bebidas fora lar no primeiro semestre deste ano ser o mais positivo desde 2019, o de cerveja aponta uma nova tendência para dentro do lar, principalmente entre o público mais velho.
Ainda sobre o consumo de cervejas, e janeiro a junho deste ano foi registrada uma queda de 5% de unidades consumidas fora do lar e um aumento de 7% dentro do lar, em relação ao mesmo período de 2022. Isso pode ser explicado pelo comportamento do público 50+, que diminuiu em 11% o volume ingerido da bebida fora de casa e aumentou em 8% o volume dentro do lar. Vale destacar o consumo de cervejas premium em casa, que apresentou variação de valor na ordem de +81% no período analisado.
Entre as demais faixas etárias foi observado aumento de unidades consumidas tanto dentro quanto fora de casa. No público de 40 a 49 vemos um acréscimo de 3% em unidades fora de casa e 1% dentro, enquanto entre os consumidores de 30 a 39 anos o consumo cresceu igualmente (2%). Já entre os mais jovens vemos que o consumo nos comércios aumenta, com 4% mais unidades versus 1% dentro do lar.
Entre as classes sociais, a C é a com maior potencial de consumo de cerveja, visto que mesmo com aumento de preços em +18% em 2023, esse comportamento se manteve estável fora de casa, representando 48% das transações deste ano, seguida de classe AB com 35,8% e DE com 16,6% do consumo. Esses números eram maiores no período pré-pandemia, quando a classe C chegava a representar 56% do consumo fora do lar. Já a classe AB registrou um acréscimo de 11 pontos percentuais no 1º semestre deste ano.
O estado de São Paulo é o local que mais consome e contribui para o mercado de cervejas no País. Representa 40% do consumo fora do lar, seguido do estado do Rio de Janeiro, com 29%, da região Nordeste (24%) e da Sul (8%).
Como o brasileiro prefere consumir sua bebida alcoólica?
Se focarmos nos diferentes formatos da cerveja, sendo lata, garrafa e chopp, o último foi o que apresentou maior crescimento constante em volume na comparação com 2019, tendo sua importância em unidades naquele ano saindo de 3% para quase 5% em 2023, o que representa um aumento de 66%! Entre as regiões brasileiras, a que mais teve destaque no consumo de chopp foi a Nordeste, que apresentou um crescimento de 34,7% em volume no ano móvel terminado em junho de 2023 em relação a 2022, movimento que pode ser explicado pela volta à rotina de socialização fora de casa.
O universo das cervejas sofreu uma reviravolta esse ano, com destaque para o consumo dentro do lar. Na Kantar, além de conseguirmos fazer uma análise de quais perfis são mais relevantes para o seu negócio no momento, também lemos o mercado em 360º, tanto dentro quanto fora de casa. Fale com os nossos especialistas e saiba onde está o posicionamento chave para a sua marca!